Palestras
Palestras Customizadas
PAULO HENRIQUE DE SOUZA

Professor com visão estratégica para a inserção das novas metodologias ativas e dos conhecimentos da BNCC, focado nas competências e habilidades. Há 30 anos atua na Educação Básica e no Ensino Superior.
Com experiência em Gestão da Sala de Aula e Gestão Institucional educacional.
HISTÓRIA ACADÊMICA
- Doutorando em Educação e Tecnologia
- Mestre em Ciências da Religião
- Especialista em Educação com Ênfase na Ação Pedagógica
- Especialista em História Moderna e do Brasil
- Historiador

Fundador do Movimento Educação é o Alvo

CEO da Crescente Educacional
O Escritor
- Autor material didáticoKROTON
- Escola e família em sintonia Editora Rona
- O que as escolas podem aprender? Conexões com as comunidades educativasEditora Conhecimento (2020)
- Metodologias ativas. O que as escolas podem aprender?Editora Conhecimento (2020)
- BNCC no chão da sala de aula - O que as escolas podem aprender?Editora Conhecimento (2020)
- Escolas Antifrágeis – Desafios Educacionais no Mundo Pós-PandêmicoEditora Conhecimento (2020)

O Consultor

Prestou serviços para redes públicas e privadas com expertise em:
- Clima Organizacional
- Trabalho em equipe
- Gestão Educacional
- Gestão de Apredizagens
- Formação para equipes gestoras
- Formação para professores
- Curador de Eventos Educacionais e Artísticos
- Editor, Curador e Organizador de Livros Impressos e Digitais
- Curador e Criador de Troféus e Prêmios Educacionais
PALESTRAS
SUAS FALAS, REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES

Escolas Antifrágeis - Desafios no mundo pós-pandêmico.
Antifragilidade Os estudantes antifrágeis Os professores antifrágeis A Gestão Educacional Antifrágil As famílias antifrágeis

Escolas UBER e escolas Táxi: a transformação cultural e as implicações para a escola.
O mercado educacional é volátil Mudança: ou a escola muda ou a escola dança Novas pistas para o relacionamento com as novas famílias e novos estudantes

Autodisciplina, indisciplina e Disciplina na gestão da sala de aula emergente.
As concepções de disciplina e novo contexto escolar Normas de convívio, necessidades e funcionamento do sistema educacional Autodisciplina e Indisciplina em tempos de mudanças aceleradas

O desafio de Educar a Geração C: Coletivos conectados na escola contemporânea.
Como educar a geração do consumo? Como educar a geração conectada a celulares, computadores e coletivos conectados? Como lidar com as carências e compulsões nas comunidades do conhecimento?

Gestores Inteligentes e equipes 7 eficientes para escolas que visam ser excelentes.
Análise de conjuntura Clima e microclimas organizacionais Trabalho de equipe e excelência nos atendimentos, entendimentos e procedimentos

21 competências para educar no século 21.
Capacidade comunicativa Trabalho em equipe Metodologias Ativas Conexões com a BNCC

Professor: propósito e posicionamento na gestão da sala de aula. Lições do atual contexto.
Posicionamento e aprendizagem significativa Sala de Aula Invertida e Ensino Híbrido Gestão socioemocional
Oficinas
SEU FAZER? SUA MÃO NA MASSA?

Sala de aula invertida: O julgamento da Avaliação.
A gestão tradicional da Sala de Aula As mudanças necessárias para uma nova avalização Jogos pedagógicos Ensino Híbrido

Educando os nativos digitais: mudanças necessárias para a gestão de crises na sala de aula. Do infantial ao ensino médio
Oficina - 4 horas Os nativos e imigrantes digitais As crises antigas e atuais na gestão da Sala de Aula Alinhamentos na avaliação - horizontal e vertical Educação Infantil ao Ensino Médio

Gestores: líderes empreendedores para as escolas com dores. (Estudos de Caso).
As dores das escolas contemporâneas Os avanços das escolas contemporâneas Os líderes com diferenciais empreendedores para as escolas contemporâneas

Mapa de Sala ou Mapa de Competências: o que as escolas precisam aprender?
Oficina - 4 horas As mudanças no Conselho de Classe e Avaliações Diagnósticas Inteligências múltiplas e Mapa de Competências - rumo ao Significativo Uma nova visão do Mapa de Sala com foco em aprendizagem colaborativa. Meus sentimentos Escolas Tradicionais A cibercultura e a Inteligência Coletiva Mudanças na neuroplasticidade cerebral e nos comportamentos infanto juvenis.

Ensino Híbrido: o que não falamos e fazemos sobre isso.
Oficina - 4 horas O on-lline e o off-line - a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo Personalização e Coletividade Professor Curador, Facilitador e Avaliador

A BNCC - Vamos nos preparar para esse desafio?
Oficina - 4 horas O impacto no currículo e nas práticas pedagógicas Programa de formação de professores Metodologias e formas de avaliação dos alunos, dos professores e das famílias
PALESTRAS
PARA FAMÍLIAS

Comunicação entre pais e filhos: o visível e invisível nas relações familiares.
Paternagem e maternagem no século 21 O inconsciente e consciente - Berço simbólico A comunicação on e a comunicação off - tecnologias digitais e famílias

Novas infâncias e novas juventudes. Vamos conhecer e reconhecer?
Paternagem e maternagem no século 21 Comportamentos emergentes e tradições inteligentes Para onde as novas infâncias e juventudes estão olhando? O que podemos aprender?

Nem tudo é bullying, exclusão e culpa dos professores/gestores na escola contemporânea. Vamos conversar para alinhar posturas?
Relações de sinergia entre famílias e escolas Alinhamento de papeis para uma Educação Integral As sociabilidades do século 21 - desafios para famílias e escolas